quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vanessa Rangel

A cantora Vanessa Teixeira Rangel, conhecida como Vanessa Rangel, nasceu em Niterói, RJ, em 29 de julho de 1971.

Cantora, compositora, instrumentista e violonista, aos nove anos de idade, Vanessa Rangel começou a tocar violão.


Vanessa Rangel
Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense e chegou a trabalhar na Segunda Instância da Justiça Federal, mas abandonou a carreira de advogada para dedicar-se à música. ,

Iniciou sua carreira artística em 1995, apresentando-se em espaços culturais cariocas. No ano seguinte, gravou uma fita demo produzida por Ary Sperling.


Vanessa Rangel
No final de 1997, gravou o CD "Vanessa Rangel", lançado no ano seguinte. Com dez músicas de sua autoria, o destaque era a canção "Palpite", incluída na trilha sonora da telenovela "Por Amor", da Rede Globo, além da regravação de "Acontece" (Cartola). O disco contou com a participação de Ary Sperling (produção musical, piano, programação de teclados e violão), Rogério Meanda e Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e Fernando Nunes (baixo), além de Kika Tristão, Aline Cabral e Xico Puppo nos vocais. "Palpite" foi regravada pelo grupo Terra Samba.

Participou do CD 14 Bis - bis, interpretando, com Lô Borges, a faixa "Sonhando o Futuro" (Lô Borges e Cláudio Venturini).


Vanessa Rangel
Em 2000, lançou seu segundo disco, "Mediterrâneo", que contou com a participação de Fernando Nunes e Décio Crispim (baixo), Sidinho Moreira (percussão), Cesinha (bateria), Rogério Meanda (guitarra) e Ary Sperling (produção musical, arranjos, regência, teclados e violão de aço), além de Aline Cabral, Jurema de Cândia e Xico Pupo (vocais). No repertório, canções de sua autoria, com destaque para "Do Avesso", incluída na trilha sonora da telenovela "Vila Madalena", da Rede Globo, "Por Toda a Vida Agora" e a faixa-título, entre outras, além de "Paisagem na Janela" (Lô Borges e Fernando Brant). Ainda no ano 2000, sua canção "Palpite" foi selecionada como uma das músicas dos anos 90 na coletânea As Cem Melhores do Século e as 14 Mais, organizada por Ricardo Cravo Albin dentro do acervo fonográfico da gravadora EMI/Odeon.

Vanessa Rangel deixou a carreira artística, voltando a ser servidora pública federal.


Fontes: Wikipédia; Dicionário Cravo Albin.


                                                                            Vanessa Rangel - "Palpite"


Um comentário:

  1. Vanessa Rangel tinha muito talento, letras maravilhosas.Quem perdeu fomos nós.Ouvir a voz doce de duas músicas nos convidam a imaginar o quanto Vanessa foi importante na música.Ao contrário do que falam, ela emplacou caros hits para novela,convido a vocês apreciarem as músicas de seus fois álbuns que estão disponíveis no Google.Vanessa Rangel chegou onde muitos artísticas queriam chegar,estourou nas rádios,nso importa o prazo que isso durou,ela marcou seu nome na história da música brasileira.

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...