sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tiririca

Tiririca, nome artístico de Francisco Everardo Oliveira Silva, nasceu em Itapipoca/CE , em 1 de maio de 1965. É cantor, compositor e humorista.

Tiririca
Aos 8 anos de idade, começou a trabalhar em circo na cidade natal, onde atuava como palhaço e a alcunha de Tiririca o acompanha desde a infância.

Na época de sua infância, eram muito comuns, no Nordeste, as apresentações em barracas - espécies de pequenos circos. Devido ao grande sucesso de Tiririca nesses espetáculos, os barraqueiros da região se cotizaram e pagaram as primeiras mil cópias do seu CD de estréia que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias, graças à exaustiva execução nas rádios da música "Florentina". Distribuída inicialmente pelas regiões de Juazeiro e Pernambuco, pouco tempo depois a música se tornou conhecida nacionalmente. A gravadora Sony Music (atualmente Sony BMG) comprou o disco e o lançou nacionalmente.


Tiririca
Tiririca também fez muito sucesso em programas de televisão com a música "Florentina e "Eu sou chifrudo.

O primeiro CD de Tiririca também causou muita polêmica por causa da canção "Veja os Cabelos Dela", considerada por muitos como racista. Os discos foram apreendidos, a execução das canções pelas rádios foi proibida e Tiririca foi processado por racismo, mas foi absolvido da acusação.


Tiririca
Em 1997, gravou o segundo CD, "Tiririca", com destaque para as canções "O Padroeiro do Ceará", "Índia" e "Ele é Corno, Mas é Meu Amigo". Depois de um breve afastamento da mídia motivado por problemas pessoais, ressurgiu em 1999 com o lançamento do terceiro CD, "Dança da Rapadura, lançado pela gravador independente Indie Records. O maior sucesso do disco foi a canção "Casado com uma Viúva". Outra gravação de Tiririca foi a música "Índia", de Cascatinha e Inhana. A grande diferença, porém, é que durante a música inteira Tiririca só cantou a primeira frase da letra original: "Índia seus cabelos".

Tiririca também é humorista. Na Rede Record, fez parte do elenco fixo do humorístico "Escolinha do Barulho", ocasião em que abandonou temporariamente a atividade musical. Antes, chegou a apresentar um programa infantil, na Rede Manchete.


Tiririca - 2013
Posteriormente, Tiririca transferiu-se para o SBT, onde tinha um quadro fixo no programa "A Praça é Nossa". Lançou o CD "Alegria do Forró" e retornou à Rede Record onde participa do programa Show do Tom, apresentado pelo também humorista Tom Cavalcante.

Canções de sucesso

O Padroeiro do Ceará
Florentina

Em 2010 foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo, tendo sido o candidato a deputado mais votado do país.

Fonte: Site Wikipédia.


                                                Tiririca - "Florentina"


                                               Tiririca - "Padroeiro do Ceará"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...