sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tetê Espíndola

A cantora, compositora e instrumentista Teresinha Maria Miranda Espíndola, mais conhecida como Tetê Espíndola nasceu em Campo Grande, MS, em 11 de março de 1954.

Tetê Espíndola
As características de sua carreira estão na multiplicidade, com incursões pela vanguarda, o pioneirismo regionalista, fusões do acústico com o eletrônico e experimentalismos com pássaros.

Tetê é irmã de Humberto Espíndola, artista plástico e através dele e da mãe Alba Miranda que desenvolveu seus dons artísticos, entre as sessões de teatro que a mãe e Humberto encenavam, e as audições de rádio no período vespertino.


Tetê Espíndola no Festival dos Festivais / 1985


Tetê Espíndola tem, na família, primos-trigêmos que se apresentavam em grandes orquestras, inclusive para Getúlio Vargas.

O primeiro a aprender a tocar violão na casa de Tetê foi o irmão Sérgio, que ensinou Geraldo que, por sua vez, ensinou Tetê.


Tetê Espíndola
Em 1968, Tetê, Geraldo, Celito e Alzira formam o grupo LuzAzul e passaram a apresentar-se entre Cuiabá e Campo Grande. Foi em uma dessas viagens, na Chapada dos Guimarães, ao lado de passarinhos e do Véu da Noiva que Tetê descobriu a sua voz aguda.

O LuzAzul decidiu ir para São Paulo. Foram primeiro Celito e Tetê que começaram a tocar em barzinhos. Quando fecharam contrato com a Phonogram/Phillips, a pedido da própria gravadora, mudaram o nome LuzAzul para Tetê e o Lirio Selvagem, lançando, assim, seu primeiro disco em 1978.

Em 1979, a dupla Tetê o e Lirio Selvagem se desfaz e a gravadora decidiu lançar Tetê em um disco solo, " Piraretã".


Tetê Espíndola com a irmã, Alzira Espíndola
Em 1981, Tetê e Arrigo Barnabé, defendem a valsa Londrina(de Arrigo) no MPB Shell, que recebeu o prêmio de melhor arranjo por Cláudio Leal.

Em 1982, entre muitas experimentações sonoras feitas, através de sessões com Stenio Mendes e Theophil Mayer (inclusive exibido pela TV Cultura em um especial), surge o disco "Pássaros na Garganta", aclamado pela crítica, e onde a estética do som é batizada por Arrigo Barnabé de sertanejo lisérgico.

Em 1985, Tetê venceu o "Festival dos Festivais" da Rede Globo com a canção "Escrito nas Estrelas", composição do marido Arnaldo Black com Carlos Rennó, que bateu recordes de execução e vendagens, dando-lhe o disco de ouro.


Tetê Espíndola
Em 1986, como parte do conograma da gravadora Barkley/BMG Ariola, segue-se o disco "Gaiola".

Tetê Espíndola dublou, atuou e fez a trilha sonora do filme "Mônica e a Sereia do Rio ", de Maurício de Sousa, dirigido por Walter Hugo Khouri. Fez, também, uma participação no curta-metragem "Caramujo-Flor", de Joel Pizzini, junto com Almir Sater, Aracy Balabanian, Ney Matogrosso e outros artistas de Mato Grosso do Sul.

Como representante brasileira, participou do Festival The Concert Voice, em Roma (1988).

Em 1989, cantou no New Morning (Paris) e no Festival de Jazz da Bélgica.


Tetê Espíndola
Com uma bolsa da Fundação Vitae, em conjunto com Marta Catunda e Humberto Espíndola, Tetê Espíndola foi para a Amazônia numa expedição em busca do canto do uirapuru, onde gravaram uma série de sons de pássaros que, depois de catalogados, fizeram parte das experimentações musicais feitas por Tetê na Amazônia e deram origem ao disco Ouvir/Birds (1991).

Tetê Espíndola passou alguns anos se dedicando à família e, em 1998, junto com a irmã Alzira Espíndola, gravou um disco acústico só de canções regionais/tradicionais , "Anahí", sucesso de venda e de público nos concertos que lotaram uma agenda de dois anos.

Em seguida, fez o disco Vozvoixvoice, dirigido e produzido por Phillipe Kadosch, no qual o conceito aplica-se em fazer da voz todos os instrumentos (baixo, bateria, guitarra, sopros, etc.).


Tetê Espíndola
Em 2003, Tetê participou de dois projetos junto com a família, "Espíndola Canta" e "O que Virou" e, em 2005, lançou o disco "Zencinema" só com canções de Arnaldo Black.

Em 2006 e 2007 participou de várias apresentações com a soprano Adélia Issa. Ainda em 2007, lançou o disco "Evaporar", completamente produzido no Mato Grosso do Sul, desde a escolha de músicos à finalização do trabalho.


Tetê Espíndola / 2012
Atualmente mora no bairro de Moema, em São Paulo e apresenta-se em shows por todo o pais.

Fontes: Wikipedia; Site Oficial Tetê Espíndola.

Discografia

Tetê e o Lirio selvagem (Phillips, 1978)
Pirapetã (Phillips, 1980)
Londrina/Canção dos vagalumes (Som Livre, 1981)
Pássaros na garganta (Som da gente, 1982)
Escrito nas estrelas (Single Barkley/BMG Ariola, 1985)
Gaiola (Single Barkley/BMG Ariola, 1986)
Ouvir - Birds (LuzAzul, 1991)
Só Tetê (Camerati, 1994)
Canção do amor (LuzAzul, 1995)
Anahi, com Alzira Espíndola (Dabliu, 1998)
Vozvoixvoice (LuzAzul, 2002)
Fiandeiras do Pantanal, com Raquel Naveira (LuzAzul, 2002)
O que virou — Canções de Jerry Espíndola e Marcello Pettengill (LuzAzul, 2003)
Espíndola canta (LuzAzul, 2003/2004)
Zencinema (LuzAzul, 2005)
Babelyes (MCD World Music/LuzAzul, 2006)
eVAporAR (Tratore/LuzAzul, 2007)

Fontes: Sites Wikipedia; Tetê Espíndola.



                                                                       Tetê Espíndola - "Escrito nas Estrelas" - Festival dos Festivais / 1985



                                                                Tetê Espíndola e Clementina de Jesus - "Sertaneja"



                                                                            Tetê Espíndola - "índia" / 2008



                                                                   Tetê Espíndola - "Viola Enluarada" / 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...