sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rosa Marya Colin (Rosa Maria)

Rosa Marya Colin, mais conhecida como Rosa Maria, nasceu em Machado/MG, em 27 de fevereiro de 1945.

Aos 8 anos de idade, mudou para São Paulo e, a partir dos 12 anos, passou a morar no Pensionato Maria Gertrudes, onde ficou até completar 18 anos. Quando reencontrou sua mãe, mudou para o Rio de Janeiro, onde ela morava. Após um período dando aulas particulares de inglês, foi trabalhar no IAPC.

Em 1963, iniciou a busca de seu sonho: ser cantora. Foi então à rádio Tupy, onde Rossini Pinto apresentava "Hoje É Dia de Brotos". Cantou e foi convidada a voltar na semana seguinte. Apresentada por Rossini Pinto, começou a participar do programa de Jair de Talmaturgo, na rádio Mayrink Veiga, que, por sua vez a levou também ao seu programa na TV Rio, "Festa do Bolinha".

Foi aí que André Midanni e Roberto Menescal a viram e a convidaram para gravar seu primeiro disco. Nascia então a cantora Rosa Maria, ou Rosa Marya Colin, como passou a assinar mais tarde por influência da numerologia.

O primeiro LP, Uma Rosa com Bossa, vem em 1966 e dá à cantora o prêmio Revelação. Contratada no ano seguinte pelo empresário Marcos Lázaro, que à época também integrava a diretoria da TV Record, Rosa Marya participa de diversos programas da emissora e, graças a seu conhecimento musical, se
destaca no famoso "Essa Noite Se Improvisa", de Blota Júnior.

Em 1969, é a vez do teatro. Estréia no musical "Hair", do qual participa por um ano.

Sem nunca deixar de cantar, apresentando-se em shows musicais no Brasil e no exterior, principalmente nos Estados Unidos, Rosa Marya voltou à televisão numa participação especial em "Escrava Anastácia", novela da TV Manchete, e no especial da Rede Globo "Retrato de Mulher" (1994), estrelado por Regina Duarte, além de interpretar a abertura da novela "Brida", da Rede Manchete.

Desde de 2000, faz shows pelo Brasil e fez temporadas de verão em diversos navios, como o Costa Tropicale e Costa Victoria.

Em 2003, fez uma participação especial em "Malhação" da Rede Globo e participou também do programa "Jovens Tardes".

Em 2005, participou da minissérie "Hoje é dia de Maria" e, no ano seguinte, se destacou como "Nha Balbina" na novela Sinhá Moça.

Em 2007, Rosa viveu a Tia Nastácia do "Sítio do Picapau Amarelo", da Rede Globo.

Em 2008, Rosa Marya Colin esteve na elenco da novela "Ciranda de Pedra". No mesmo ano, integrou o elenco do especial de fim de ano da Globo "Xuxa e as Noviças".

Fonte: Dramaturgia brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...