sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ronaldo Adriano

Ronaldo Adriano é um nome muito importante no cenário da música popular brasileira. Seu trabalho musical mais conhecido e mais tocado no pais e com mais de 50 regravações é “Doida Demais”, composição sua em parceria com Lindomar Castilho. Grandes sucessos da carreira de Lindomar Castilho revelam a criatividade musical do compositor Ronaldo Adriano. Para quem não lembra da música “Doida Demais”, ela é aquela da abertura do seriado “Os Normais”, da Rede Globo.

Em alguma lugar na década de 70 o cantor/compositor Ronaldo Adriano encontrou com o cantor Lindomar Castilho, especialista em canções derramadas e fizeram as rádios furar alguns fonogramas com a música “Doida Demais”, entre outras de igual gênero que soaram melodiosas Brasil afora.

Depois disso, Adriano fez carreira solo com o LP “Doida, Desalmada e Atrevida” e mais alguns, aproveitando o nicho de sucesso garantido, tudo rodando feito pneu de Opala nas máquinas das casas boêmias.

Ao deixar a década de 70 para trás, Adriano já tinha planos e não mais podia associar seu nome ao de Castilho por conta do passado que Lindomar construiu. Passou a lidar com um Trio sertanejo erradicado em Belo Horizonte, o Trio Parada Dura. A parceria deu certo porque especializado em canções derramadas, Adriano migrou o estilo para a excelente voz de Barrerito. Alcançou, em curto espaço de tempo, a glória no gênero fazendo um sucesso que, iniciado por volta de 1980 chegou até os dias atuais mantendo a veia apropriada para quem sente na alma o jogo de suas rimas ao som do violão e acordeon, dando preferência para as guarânias.

Citamos como exemplo de suas canções: “Blusa Vermelha”, “O Último Adeus”, “Biquíni Bordô”, “Não Quero Piedade” e uma dezena de outras. Ronaldo Adriano, nos anos 70, foi também, um dos maiores vendedores de discos no Brasil.

Andou um tempo sem gravar, só compondo e produzindo novos artistas, porém em 2008 trouxe novidades para os fãs, o CD “Forronejão”, onde ele interpreta composições suas que foram sucesso com vários artistas do cenário nacional e internacional.

O cantor continua na ativa, fazendo shows pelo país. Recentemente gravou sua participação num DVD em Fortaleza ao lado de grandes intérpretes da música popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...