quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mauricio Manieri

O cantor, pianista, compositor e produtor musical Maurício Manieri nasceu em São Bernardo do Campo/SP, no dia 10 de setembro de 1970.

Descendente de italianos (é oriundo de uma típica família operária dos anos setenta), começou seus estudos de música aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um piano Bechstein. A partir daí começou a ter aulas de piano clássico, mas a paixão pela música sempre esteve presente, desde as primeiras lembranças, tendo o piano como seu companheiro inseparável.

Considerado prodígio pelos professores que o escutaram, o menino começou a ler partituras quase ao mesmo tempo que aprendia a ler. Manieri pisou ao palco pela primeira vez aos oito anos de idade e o talento nao passou despercebido pela platéia que lotava o pequeno auditório da Biblioteca Municipal do Ipiranga.

Na adolescência ganhou concursos de piano clássico, mesmo assim enveredou também pela mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo a banda de garagem Delta T. Na mesma época decidiu largar o curso de Engenharia Química e um emprego de pesquisador em uma multinacional quando resolveu trabalhar exclusivamente com a música.

Abriu, no final dos anos oitenta, a Escola Moderna de Música em São Bernardo do Campo e iniciou os estudos na Faculdade de Composição e Regência do Tradicional Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, tendo como professora de piano a conceituada Orquídea M Lino.

Em 1990 gravou ao lado de seu irmão Marcelo o primeiro compacto independente, com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público. Um trabalho recheado de influências da música negra americana e nacional. O inusitado descendente de italianos com voz black despertou o interesse do renomado produtor Dudu Marote (Jota Quest, Pato Fu, Skank), considerado seu mentor.

Nos anos noventa Manieri atuou como tecladista de artistas internacionais e nacionais. Bandas como Culture Beat, Alexia, Double you, Undercover, Nick French, Taleesa, Patricia Marx. Nesta época atuou também e participou de bandas do cenário Hip Hop paulistano como Unidade Móvel e Thaide e Dj Hum! Como cantor,gravou dezenas de jingles sendo premiado com o Leão de Ouro numa campanha da Honda.

Em 1998 gravou ao lado de Dudu Marote seu primeiro álbum pela Abril Music intitulado "A Noite Inteira", com influências do Pop e do Soul brasileiro e americano. O disco se tornou um fenômeno de vendas e de execução nas rádios brasileiras. O primeiro single "Minha Menina" chegou ao topo das paradas brasileiras depois de ser incluído como abertura da novela "Andando nas Nuvens", da Rede Globo. "A Noite Inteira" foi Disco Duplo de platina e teve a música "Bem Querer" como a mais executada na América Latina em 1999.

Em 1999 o clipe "Minha Menina" ficou entre os melhores da MTV Brasileira, concorrendo em várias categorias. Além de "Minha Menina" e "Bem Querer", o disco a Noite Inteira teve mais dois singles de sucesso: "Te Quero Tanto" e "Pensando em Você". Neste mesmo ano gravou ao lado de Ivan Lins a música "Basta Ouvir Seu Coração" tema para o filme "Tigrão", da Disney. Em 2000 foi eleito pelo prêmio Multishow artista revelação e melhor cantor pelo canal Nickelodeon. Neste mesmo ano gravou seu primeiro DVD "Maurício Manieri Ao Vivo". O CD "Maurício Manieri Ao Vivo" teve vendagem histórica de 500 mil cópias e teve como single a música "Primavera", que foi umas das mais executadas neste ano e colocou Maurício como um dos mais importantes intérpretes da música Brasileira.

Em 2000 compôs e gravou a canção tema do filme Popstar da Xuxa e gravou as versões em português da trilha de Elton John do filme "Caminho Para Eldorado".

Em 2001 gravou o tema da campanha da C&A. Em 2002 lançou o elogiado álbum "Apartamento 82", Disco de Ouro, tendo como singles as canções: "Se Quer Saber"; e "Cada Segundo" e "Jeito de Amar Você". Neste mesmo ano foi eleito um dos melhores cantores pelo prêmio Multishow.

No ano de 2004 lançou o álbum "Quero Ver Quem Vem", e foi indicado como melhor cantor pelo prêmio Tim de Música. Em 2005 iniciou a Turnê Show de Moda Pernambucanas, que atingiu em três anos a marca de mais de 2 milhões de pessoas.

Em 2006 lançou o álbum "Agora Que Voltou", em homenagem ao irmão Marcelo Manieri. Em 2007 cantou o tema de verão da campanha da Vivo.Em 2009 cantou na novela "Poder Paralelo" a música "Falando Sério".

É casado com a apresentadora Izabelle Stein, com quem tem um filho.

Em 2009 participou do reallity show "A Fazenda", da TV Record.

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...