quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Gilberto Lemos

Joubert Fernandes Lemos, conhecido artisticamente como Gilberto Lemos, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim/ES, em 1960.

Filho de uma família sem maiores recursos, Gilberto Lemos começou a trabalhar com 9 anos. Foi lavador de carros, engraxate, office-boy e balconista.


Gilberto Lemos
Assim como Roberto, Joelma e Carlos Imperial, Gilberto também é de Cachoeiro de Itapemirim. Artísticamente, decidiu seguir carreira quando venceu um concurso de música na sua cidade, a partir daí começou a fazer constantes apresentações em shows realizados em boates e bailes da cidade.

A oportunidade para estrear no disco veio com o apoio que recebeu do produtor Nunes Hernandes. Assinou contrato com a RGE no auge dos seus 21 anos de idade e logo de primeira seu disco agradou em cheio, sendo um dos mais vendidos do ano de 1981. A gravadora percebeu o talento de Gilberto tanto para cantar, quanto para compor músicas românticas. Quando chegou na gravadora o cantor já tinha mais de 50 composições escritas, prontas para gravação.


Gilberto Lemos
"Aquela rua não é mais a mesma rua, ficou tao diferente desde que você mudou...". Foi com estas frases da música "A Rua em Que Você Morava", cantada quase chorando, que Gilberto Lemos conquistou em 1981 o que todo artista procura: o sucesso. De repente, da noite para o dia todas as rádios do país começaram a tocar a música e instantaneamente caiu no gosto do povo. Foi de repente também que as gráficas começaram a rodar pósteres e mais pósteres do novo ídolo, transformando o capixaba tímido em mais um queridinho das meninas do Brasil. Aparições na tevê, shows em caravanas de apresentadores importantes, disco de ouro, carrões e muita fama, deram para Gilberto a oportunidade de experimentar o que seu conterrâneo mais famoso, o “rei” Roberto Carlos, sentia desde o sucesso da Jovem Guarda.

Gilberto Lemos
Lamentavelmente o sucesso de Gilberto Lemos foi rápido demais, sumiu na estrada, perdeu a direçao ou simplesmente foi descartado antes do tempo.

Não foi somente "A Rua em Que Você Morava" que fez sucesso na voz de Gilberto. O cantor ainda emplacou outros sucessos, mas o tempo já era outro, e a supervalorizaçao que a mídia deu para o rock nacional acabou por prejudicar o romantismo dos nossos cantores nos anos 80, fazendo com que os jovens mudassem radicalmente a preferência musical, não totalmente para o rock, mas a debandada para as estações de FMs mudou o perfil do consumidor daquela época.


Gilberto Lemos
Segundo informações, não confirmadas, Gilberto Lemos mora atualmente em Vilar dos Teles, São João de Meriti / RJ.

Fonte: Blog Música popular do Brasil.


                                                             Gilberto Lemos - "Mil Razões Para Chorar"
                

                                                             Gilberto Lemos - "A Rua Em Que Você Morava"


2 comentários:

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...