quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Geraldo Azevedo

Geraldo Azevedo, compositor, cantor e violonista, nasceu em Petrolina/PE, no dia 11 de janeiro de 1945.

Iniciou sua trajetória musical quando, aos 18 anos, mudou-se para Recife a fim de estudar. Em Recife conheceu Teca Calazans, cantora, Naná Vasconcelos, percussionista, Marcelo Melo e Toinho Alves que faziam parte do grupo folclórico "Construção", ao qual juntou-se.

Em 1967, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou com a cantora Eliana Pittman. Fundou o Quarteto Livre que acompanhou o cantor Geraldo Vandré em diversas apresentações. A cantora Eliana Pittman em 1968, gravou "Aquela rosa" composição de Geraldo Azevedo.

No incício da década de 70, junto com o também pernambucano Alceu Valença formou dupla. Com a boa performance no Festival Universitário da TV Tupi, com as composições "78 rotações" e "Planetário", a dupla chamou a atenção da gravadora Copacabana e em 1972, lançou com Alceu Valença, seu primeiro LP.

Geraldo Azevedo também é conhecido pelos seus incandescentes frevos (a dança de rua típica do carnaval pernambucano). Muitas vezes seus shows se encerram com frevos eletrizantes, como "Tempo Tempero", "Pega Fogo Coração", "Tempo Folião" etc... É esta mistura, aliada a seu violão impecável, que o torna um dos mais conceituados músicos nordestinos.

Participou de alguns importantes projetos coletivos de discos como "Asas da América", "Cantoria" e "O Grande Encontro", além de fazer parte de várias coletâneas. Mesmo não estando na boca da mídia nem vendendo números astronômicos, Geraldo Azevedo já se firmou como uns dois maiores músicos nordestinos da atualidade.

Fonte: Site Letra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...