quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dalto

Dalto Roberto Medeiros, ou simplesmente, Dalto, nasceu em Niterói/RJ, no dia 22 de junho de 1949.

Começou a carreira no início da década de 70, atuando como vocalista do grupo niteroiense de rock Os Lobos, com o qual gravou o compacto "Fanny" pela Top Tape. Saiu do grupo para estudar Medicina, curso que completou.

Em 1974, lançou-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon. Porém, só viria a fazer sucesso na década seguinte. Em 1981 obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção "Bem-te-vi", parceria com Cláudio Rabelo e gravada por Renato Terra, vendendo 250 mil cópias. No ano seguinte, já como intérprete, obteria o seu maior sucesso: "Muito estranho --- cuida bem de mim", lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon.

Teve várias composições gravadas com sucesso por outros intérpretes, como "Leão ferido", parceria com Biafra, lançada por este em disco de 1982, e, no ano seguinte, "Anjo", com o golden boy Renato Correia e seu parceiro Cláudio Rabelo, gravada pelo conjunto Roupa Nova.

Em 1994, lançou o CD "Guru", cujo maior destaque foi a música "Quase dá pra ser feliz".

Um dos compositores mais requisitados, já foi gravado por Ray Coniff, Zizi Possi e Marina Lima. Várias composições suas foram utilizadas em trilhas de telenovelas.

Ainda em atividade, lançou o CD "Cachorro fujão", pela Casa Jorge Discos, em 2000. No mesmo ano, sua música "Muito estranho" foi incluída na seleção intitulada "As 100 músicas do século XX", escolhidas pelo pesquisador R. C. Albin entre matrizes da Odeon. Ainda a partir de 2000, ampliou sua parceria com o letrista Nelson Motta.

Continuou a se exibir em bares, teatros e casas noturnas de Niterói, no Rio de Janeiro, dentre outros locais do país.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...